Séries

Post Page Advertisement [Top]

Fotos: Sony/Netflix.
E finalmente a quarta temporada da série "Cobra Kai" chegou ao catálogo da Netflix. No novo ano, o foco é a preparação dos dojos Cobra Kai, Presas de Águia e Miyagi-Do para o grande torneio. Mais do que vencer a equipe de John Kreese (Martin Kove), Johnny Lawrence (William Zabka) e Daniel Larusso (Ralph Macchio) precisam evitar que o clã das serpentes se expanda e que obrigue os dois a pararem de ensinar os estudantes. É uma luta para impedir que o vilão e companhia dominem o comportamento dos jovens, estimulando a violência pela violência.

A união dos rivais gera momento bem interessantes: seja na cena em que Daniel treina Johnny com as técnicas que o Senhor Miyagi (Pat Morita) o ensinou, ao som de uma música calma, ou Larusso fazendo um circuito frenético, ouvindo rock, é bem divertido ver o quanto essas diferenças influenciam ambos não só no que se refere ao estilo de luta, mas em seus comportamentos também.

Como os dois estão treinando juntos, inicialmente, Miguel (Xolo Maridueña) acaba se aproximando do marido de Amanda (Courtney Henggeler), o que desperta ciúmes no sensei do garoto. Vale ressaltar que a relação entre o filho de Carmen (Vanessa Rubio) e Lawrence está mais complicada nessa temporada.

O garoto acaba descobrindo que a dupla está namorando, e a falta de sensibilidade, por parte de Johnny, para lidar com a situação, acaba atrapalhando tudo. Soma-se a isso a uma crise de identidade do jovem, pelas incertezas quanto ao seu futuro e a ausência de seu pai biológico.

Sabemos que a mãe de Miguel se afastou do esposo porque este tinha ligações com o crime e decidiu continuar nessa vida. Descobrimos que o homem nem sequer sabe da existência do garoto.
Além disso, soma-se a isso à pressão que os estudantes sentem com a proximidade da competição e a rivalidade com outros jovens. Achei as interações entre Miguel e Daniel um tanto maçantes, assim como o comportamento do rapaz em especial nesta temporada. Obviamente, o garoto passou por muita coisa, mas achei o personagem um tanto apagado nessa fase da história. 

Quem também enfrenta alguns dilemas é Samantha (Mary Mouser); a garota está receosa com tudo o que está acontecendo, mas mesmo agindo de modo infantil em algumas situações, a moça parece ter mais certeza do que quer do que o namorado.

É muito legal ver como Lawrence a influencia positivamente a ter mais atitude e seguir um caminho próprio que, não necessariamente, é o mesmo do pai. Foi uma das boas sacadas dessa temporada.

Outro ponto que merece destaque é a questão do espelhamento: Robby (Tanner Buchanan) só vê o quanto suas ações causaram sofrimento quando percebe o impacto que sua influência causou no garoto Kenny (Dallas Dupree Young), o irmão caçula de Shawn (Okea Eme-Akwari), um amigo que o filho de Johnny fez na detenção.

Se vendo no menino, que começou a história sendo vítima de bullying de alguns alunos, incluindo Anthony Larusso (Griffin Santopietro), o rapaz finalmente tem seu momento de reencontro e perdão com o pai.

Outro personagem que lida com as consequências de seus atos nesta temporada é Eli (Jacob Bertrand); mesmo arrependido, o rapaz enfrenta certa rejeição dos antigos colegas. O ápice desta fase do personagem ocorre quando o símbolo de sua metamorfose para a persona do Falcão lhe é arrancado à força: o moicano colorido. 

Sentindo-se humilhado, o garoto se afasta do karatê, mas o amigo Demetri (Gianni DeCenzo) tenta animar o rapaz. O jovem acaba indo para o Miyagi-Doo, equilibrando a equipe, agora sem mais o apoio de Lawrence e seu grupo, após mais uma briga entre ele e Daniel.

Enquanto isso, Kreese conta com a ajuda do amigo Terry Silver (Thomas Ian Griffith), que investe tempo e dinheiro no Cobra Kai. A cena da chegada do vilão ao dojo de Larusso deixa claro a ameaça que representa sua presença e o quanto os traumas causados por ele ainda ressoam no pai de Sam. 
Grande parte da temporada é dedicada ao torneio, que garante muitas cenas de ação e reflexões. Vemos Miguel incerto do significado da disputa para sua vida; Samantha unindo conhecimentos dos dojos para tentar vencer, e Kreese tendo um déjà vu e evitando que um jovem lutador trapaceie e seja mais um peão no novo xadrez de rivalidades que se desenha, como Johnny foi no final de "Karatê Kid - A Hora da Verdade".

Tory (Peyton Roi List) também parece estar caminhando para uma redenção, após uma série de tropeços; a menina construiu uma relação bem interessante com Amanda, e isso poderá ajudá-la em seu caminho para se tornar uma pessoa melhor.

Gostei bastante do espaço dado a Eli, que, possivelmente, seria ofuscado por Miguel, visto que este é o protagonista do núcleo jovem da trama. Com a súbita viagem do garoto para encontrar o pai, no México, fica a dúvida sobre sua participação na próxima temporada.

Sabemos que Xolo está envolvido com o filme do Besouro Azul, da DC/Warner, então, há a possibilidade que sua participação seja mais reduzida nos episódios futuros. 

Vimos que Johnny irá atrás do menino, o que pode atrapalhar o processo de reconciliação dele com Robby. Outro ator que deve ter menos tempo de tela na quinta temporada é Kove: Kreese é preso, acusado de espancar Arraia (Paul Walter Hauser). 

O trapalhão acusa, falsamente, o antigo sensei de Lawrence, pois Silver diz para o homem que só deixaria que ele fizesse parte do Cobra Kai se o rapaz dissesse para a polícia que Kreese era o autor do ato, e não ele. Achei essa solução dos roteiristas para tirar o militar do caminho fraca demais, pois isso não deterá o veterano de guerra por muito tempo na cadeia. O outro ponto é que o próprio Arraia pode acabar falando a verdade, se pressionado.

Sem o sensei na jogada, Silver pretende ampliar o número de dojos, recrutando mais alunos e se tornando um sério problema. O vilão deixa no ar que terá ajuda - seria Mike Barnes (Sean Kanan) seu próximo parceiro? Quanto a Larusso, o sensei tem um novo aliado, Chozen Toguchi (Yuji Okumoto), outra figura dos filmes que reapareceu no seriado. E você, já assistiu à série? Deixe seu comentário pra gente. XD 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bottom Ad [Post Page]