Séries

Post Page Advertisement [Top]

Procurar emprego não é fácil, ainda mais no momento atual, quando enfrentamos um problema que afeta o mundo todo, como a Covid-19. Pensando nisso, destacamos aqui dicas para você que está em busca de um novo trabalho ou vai se candidatar a uma vaga. 

De acordo com o responsável pelo Departamento Pessoal da Contato Internet, Diogo da Silva, é preciso ficar atento aos canais de comunicação, principalmente na web, para não perder oportunidades.

"Cada empresa tem o seu canal de recebimento de currículo; faça conforme a empresa deseja, mas fique atento seguindo as empresas em redes sociais. Sempre confira nos jornais ou sites da sua cidade, na página de empregos. Caso abra vaga, encaminhe novamente, pois inúmeras pessoas vão enviar também e o recrutador talvez não tenha tempo para consultar currículos mais antigos", explica.

O colaborador destaca ainda que é importante ter um cuidado e até criatividade na hora de enviar uma mensagem para a empresa que você pretende trabalhar. 

"No corpo do e-mail, tente se comunicar através de uma saudação e instigue o recrutador a ter curiosidade em abrir o currículo, citando algo sobre sua experiência ou do seu interesse pela vaga específica", recomenda Diogo.

E se você for participar de uma entrevista online, por exemplo, cuide do seu visual e da forma que vai se portar na frente do recrutador. "Tente ser mais neutro, vestir-se adequadamente sem chamar muita atenção. Não está indo para uma festa, mas também não está indo à casa de seu colega, por mais que não haja vagas abertas. Evite gírias, tente ser objetivo e claro nas respostas, e sempre olhe para o entrevistador quando estiver respondendo algo, fugir com os olhos ou ficar pensando em uma resposta são sinais de que algo pode ser mentira. Não responda nada a mais do que lhe perguntaram e sempre tente manter a calma, sei que é difícil, mas é importante", ressalta.  

Confira mais dicas:

- Se for mandar currículo, elabore um documento completo, mas enxuto. Ele precisa conter suas informações pessoais (nome, endereço, telefone e e-mail atualizados), seus objetivos com relação ao novo trabalho, principais empregos - do recente ao mais antigo - e funções;

- Não minta sobre seus empregos anteriores ou sobre suas experiências. Isso vale tanto no papel quanto ao ser entrevistado!

- Leia, antes da entrevista, sobre a empresa e o que ela faz - principais produtos, serviços, concorrentes - e a respeito da vaga (função, requisitos);

- Pense no que pode ser perguntado na hora da entrevista. Destaque suas ações positivas, tais como projetos já realizados ou situações que conseguiu resolver;

- Se precisar cancele com antecedência a entrevista. Deixar as pessoas sem resposta não é legal. 

*Com informações e foto da jornalista Nessa Irizaga. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bottom Ad [Post Page]