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O cuidado com as condições ergonômicas nos mais variados espaços de trabalho é uma necessidade constante de atenção nas empresas. No período de pandemia mundial em que grande parte dos trabalhadores desenvolvem suas atividades no ambiente doméstico, no entanto, nem sempre as condições disponíveis são favoráveis para tantas horas de atividade. 

É preciso adaptar e utilizar o que está disponível, mesmo quando este não é o mais adequado. Pensando nisso, a professora doutora em Ergonomia, Barbara Regina Alvarez, alerta para a importância de ações que possam minimizar os prejuízos sentidos no corpo diante da situação. 

Entre os principais problemas relatados no trabalho em casa, conforme a professora, está a utilização de mesas e cadeiras inadequadas, no caso de atividades que utilizam o computador de forma constante. “É raro quem tenha em casa cadeiras adequadas para esse tipo de atividade e que tenha uma boa sustentação para tantas horas de trabalho em frente à tela”, comenta. 


Neste caso a indicação da profissional é de um ajuste simples que pode evitar dores nas costas, especialmente na região lombar. “Colocando um suporte nessa região e tendo atenção na permanência da postura neutra, a qual conduz um bom alinhamento do abdômen e do tronco. A cabeça deve ficar numa posição equilibrada para minimizar a sobrecarga na musculatura cervical. Desta forma já podemos evitar uma postura muita curvada para frente, que prejudicará a cervical e a lombar”, explica. 


Com a utilização de notebooks ou outros tipos de aparelhos, de acordo com Bárbara, a atenção com a postura e o cuidado em realizar pausas frequentes para alongamento de braços e pernas é ainda mais importante. “São equipamentos já com teclados e telas reduzidas que exigem uma postura diferente e que não seriam tão adequadas para um período intenso de trabalho. Sabendo que há essa necessidade, o que podemos fazer para evitar ou minimizar os prejuízos ao nosso corpo é nos policiarmos para realizar uma para de dez minutos a cada hora, ou fracioná-la em duas paradas de cinco minutos”, indica a doutora. 


Em vídeo produzido pela Unesc TV a especialista mostra algumas dicas de como se portar de forma correta na cadeira utilizada para o trabalho, além de alguns alongamentos utilizando uma barra fixa que pode ser instalada em casa. 
Além dessas opções, Bárbara aponta outras opções de alongamento consideradas importantes para a coluna, braços, pernas e até para os olhos: 


- Deitar no chão apoiando as costas e abraçar os joelhos; 

- Estender braços para cima estendendo-os de um lado para outro;
- Tirar o olhar da tela de trabalho e levá-lo ao horizonte. Focar em diferentes distâncias para também exercitar os olhos;
- Evitar a utilização de fones de ouvido por mais de três horas ao dia; caso haja a possibilidade, optar pelos modelos que contam com concha e deixam o ouvido mais confortável;
- Realizar caminhadas utilizando todas as formas de prevenção, aproveitar o quintal para algum exercício ou até utilizar as escadas do prédio, para, de alguma forma, exercitar e estimular o corpo.
- Todas as atividades devem ter atenção à respiração. 

*Com informações e foto da Comunicação da Unesc. 

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