Séries

Post Page Advertisement [Top]

A jornalista Tharcila Werlich produz, no intuito de resgatar a autoestima e proporcionar uma alternativa gratuita e econômica, próteses mamárias externas e doa a mulheres mastectomizadas por conta de câncer de mama. A produção é feita voluntariamente e utiliza meias finas e alpiste, materiais que são doados a entidades e instituições da região sul de Santa Catarina.

A iniciativa surgiu após Tharcila sentir na pele as dificuldades da pós-mastectomia. Do momento difícil, veio à tona a resiliência para enfrentar o período e ainda auxiliar e encorajar outras mulheres em igual situação. Tharcila lembra que sua psicóloga comentou sobre as próteses de alpiste depois dela ter retirado uma das mamas. Dessa forma, ela mesma quis fazer as suas próteses externas.

Logo após, passou a produzir em casa e distribuir a entidades e pessoas que têm contato direto com pessoas mastectomizadas. Entre as entidades que recebem as próteses mamárias externas estão a Rede Feminina de Combate ao Câncer de Içara, e Setor de oncologia do Hospital São José. E há a intenção de ampliar a distribuição à Casa Maria Tereza, Unimed, Rede Feminina de Combate ao Câncer de Criciúma e a quem possa interessar e tiver contato com pacientes.

A jornalista explica que uma perna de meia fina rende quatro mamas, e que as próteses são anatômicas, macias, inodoras e podem durar até um ano e foram carinhosamente apelidadas de mamas de amor, mamas de autoestima ou mamas de alpiste. A produção não tem fins lucrativos e se mantém integralmente com a doação de materiais e com investimentos próprios.

Na terça-feira, 24 de Outubro, o Legislativo de Criciúma realizou uma homenagem para a realizadora da iniciativa. A autoria da proposta foi a vereadora Camila Nascimento e foi aprovada por unanimidade.

*Colaboração e foto: Daniela Savi, da Assessoria de Imprensa da Câmara de Vereadores de Criciúma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bottom Ad [Post Page]