Séries

Post Page Advertisement [Top]


A depressão é uma doença que tem um grande impacto na vida das pessoas, mas tão difícil quanto lidar com o problema é discutir o assunto, banalizado nos dias de hoje e, muitas vezes, ignorado pela sociedade.

Para incentivar a reflexão e promover maior entendimento da comunidade sobre o tema, o projeto [In]Side propõe uma exposição gratuita com imagens produzidas por meio de relatos de pessoas que buscaram ajuda para superar a doença. A realização ocorre em Setembro, em alusão ao Setembro Amarelo, campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. 



A atividade é organizada pelos fotógrafos do Like.Me Fotografia e, de acordo com um dos desenvolvedores do projeto, Arlan Rodrigues, a ideia da exposição surgiu do intuito de ajudar as pessoas por meio de iniciativas positivas como essa.

“Eu costumo sempre observar e absorver tudo ao meu redor; nos últimos dois anos,  perdi alguns amigos para a depressão; logo depois veio aquela ‘brincadeira’ da Baleia Azul, e eu assisti também àquele seriado '13 Reasons Why'. A Like.Me Fotografia sempre tem uma necessidade de fazer projetos gratuitos sem fins lucrativos, apenas com o único intuito de ajudar ao próximo e passar uma mensagem, e vimos no nosso trabalho a oportunidade de sempre fazer isso com temas diferentes, desta vez optamos falar sobre a  Depressão, pois a melhor forma de combatê-la é falando sobre ela, por mais tabu que isso ainda seja em nossa sociedade!”, ressalta.

E sobre o processo de transmitir os sentimentos por meio das fotos, o fotógrafo destaca que não é fácil a tarefa, mas frisa que a empatia é essencial no caminho para produzir as melhores imagens e que carreguem a emoção que se quer passar.

“Nossa exposição será evolutiva, desde o caos da Depressão até o ponto de ‘ruptura’, onde a pessoa começa a ver que precisa buscar ajuda; as fotos finais irão passar esperança, e terá muito incentivo e informação para buscar ajuda nas fotos finais. Posso garantir que Criciúma e região jamais teve algo parecido, tanto no assunto abordado, quanto na forma interativa que vamos expor”, adianta o fotógrafo.

Esse projeto vem sendo trabalhado desde outubro de 2016 e uma vaquinha online (confira aqui) foi realizada para as pessoas que quisessem contribuir para a impressão das imagens.

O lançamento da exposição ocorre no dia 24 de Setembro, a partir das 16h, no Teatro Elias Angeloni, na galeria de arte, em Criciúma, na região sul de Santa Catarina. A intenção também é levar as imagens a outros municípios, para espalhar a mensagem do projeto.

Quer saber mais sobre o Like.Me? Acesse nossa matéria sobre o projeto.

Serviço

O que? Exposição do Projeto In[Side]
Quando? Dia 24 de Setembro
Onde? No Teatro Elias Angeloni, em Criciúma – SC.

*Texto: Vanessa Irizaga Irizaga, jornalista formada em Comunicação Social/Jornalismo, estudante de Pedagogia e idealizadora do site Mistura Alternativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bottom Ad [Post Page]