Jovem empreendedora cria produtos criativos


Empreendedorismo e criatividade. A mistura desses dois elementos impulsionou a jovem Suelen Geremias Casagrande a criar a própria marca. A Laik! Personalizados reúne agendas estilosas, cofres bacanas e outras opções de presentes bem legais na loja online dos produtos.

A catarinense de Criciúma, no sul de SC, é formada em Design Gráfico e sempre buscou novos desafios na carreira profissional, mas a veia empreendedora sempre esteve com ela. Suelen já trabalhou com fotografa, materiais gráficos, estamparia e marketing, até que veio o “estalo criativo” para tirar do papel um desejo adormecido.





"Eu sai do meu último emprego, sem nada em vista, mas com a ideia de trabalhar de freelancer por um tempo, para ver como eu me virava sozinha. Aí então, ‘fuçando’ na internet, encontrei uma lojinha online que vendia agendas personalizadas, achei o máximo a ideia, e quis comprar uma para eu começar a organizar minha ‘nova vida’. Mas o valor do frete era quase mais caro que a agenda, então eu pensei, ‘poxa, um produto tão legal, e não tem ninguém por aqui que faça... Vou tentar fazer uma pra mim’! Aí comecei a pesquisar mais produtos, fornecedores, a fazer para os familiares, postar na internet, e a ideia foi se espalhando, principalmente por ser algo que, até então, não existia na região, e foi assim que a Laik! foi criada! Tudo isso ocorreu entre outubro e novembro de 2015!!”, conta a jovem.

E os produtos são bem criativos! Tem até Nutella personalizada para você chamar de sua...literalmente, e outras opções de presentes bem inventivos. De acordo com a empreendedora, as sugestões do público são fundamentais para criação das peças e resultado final do trabalho.

Eu ouço MUITO os meus clientes. Como os produtos são personalizados, todas as estampas que tenho foram ideias que eles me passaram o que queriam, e eu fui atrás de montar algo com o briefing dos mesmos, e depois acabo reutilizando para outros projetos também. Os produtos também, a maioria são ideias que eles mesmos me passaram e eu fui atrás de criar, pois como é tudo muito corrido, e faço tudo sozinha, ainda não consigo tirar muito tempo pra pesquisar coisas novas, por isso ouço muito o que eles me pedem, mas agora com o término da minha faculdade creio que terei mais tempo de me dedicar a pesquisas pra trazer cada vez mais novidades pra marca :D”, destaca Suelen.





Empreendedorismo internacional

A jovem revela que pessoas em outros países, como Argentina, Japão e Inglaterra (Londres), ficaram interessados nos produtos da Laik! Personalizados. “Como eu trabalho no momento somente com os Correios, e o frete acaba saindo muito caro para algumas regiões, meu público maior é na região sul mesmo, mas é muito legal ver o quão a internet pode fazer essa ponte entre uma pequena empresa do Sul do Brasil e clientes de toda a parte desse país e até mesmo do mundo, é muito gratificante mesmo!”, comemora.

E em 2016, a jovem expôs seus produtos na TEDx, evento em formato de conferência que reúne palestrantes e empreendedores, e já foi realizado em Criciúma. E apesar do momento atual do país, que apresenta uma economia instável e que tem deixado muitos empreendedores receosos, a jovem vem trabalhando com afinco e cheia de planos.

“Desde que criei a empresa, uso muito a frase ‘Coisas pequenas tornam-se grandes quando feitas com amor’, como lema dela. Por isso, creio que não fiquei com receio com relação à crise, pois acredito que não existe hora certa pra correr atrás do que você acredita, sabe? Meus clientes sabem o quanto eu valorizo o relacionamento, e não a venda. Para mim, a experiência de conhecer tanta gente legal, de poder fazer tantos presentes únicos, exclusivos, de ver a felicidade da pessoa recebendo aquele produto feito especialmente pra ela, é algo mais que gratificante!”, ressalta.

A jovem destaca também: “É uma tarefa bastante difícil; como trabalho sozinha, tenho que fazer a parte administrativa, financeira, atendimento, desenvolvimento, produção, embalagem, entrega, divulgação... Parece muito simples, mas quando se tem ideia de todo o processo se percebe o quão trabalhoso isso tudo é. Porém ao mesmo tempo que trabalho como nunca trabalhei antes, eu amo o que faço como nunca amei nenhum trabalho anterior, pois sei que o que estou fazendo é algo valorizado, reconhecido, vejo o crescimento da empresa, a satisfação dos clientes, e isso me motiva demais a continuar e aprender cada dia mais e mais!”, conta.

E se você ficou animado em investir naquela ideia que acha que pode dar certo ou naquele projeto esquecido lá na gaveta, Suelen frisa o que se deve ter em mente:

“A dica que eu dou para quem deseja investir em algo, é realmente a de que você tem que fazer por amor, pois só assim terá garra suficiente para aguentar todos os desafios e perrengues que passará em sua empreitada, e pode ter certeza que passará por muitos! Mas ao final, é gratificante demais ver sua ideia sair do papel, tomar forma, ser reconhecida, e principalmente saber que ela auxilia de alguma forma a vida das pessoas. Apesar de ser uma trajetória difícil, vale muito apena acreditar e correr atrás daquilo que desejamos pra nossa vida!”, ressalta.

Veja também:




*Texto: Vanessa Irizaga, jornalista formada e estudante de Pedagogia.
*Imagens: Laik!/arquivo pessoal/divulgação.
Compartilhe no Google +

Sobre Vanessa Irizaga

O autor desta postagem é um dos escritores do site Mistura Alternativa. Gostou? Comente abaixo.