SĂ©ries

Post Page Advertisement [Top]


Empreendedorismo e criatividade. A mistura desses dois elementos impulsionou a jovem Suelen Geremias Casagrande a criar a prĂ³pria marca. A Laik! Personalizados reĂºne agendas estilosas, cofres bacanas e outras opções de presentes bem legais na loja online dos produtos.

A catarinense de CriciĂºma, no sul de SC, Ă© formada em Design GrĂ¡fico e sempre buscou novos desafios na carreira profissional, mas a veia empreendedora sempre esteve com ela. Suelen jĂ¡ trabalhou com fotografa, materiais grĂ¡ficos, estamparia e marketing, atĂ© que veio o “estalo criativo” para tirar do papel um desejo adormecido.





"Eu sai do meu Ăºltimo emprego, sem nada em vista, mas com a ideia de trabalhar de freelancer por um tempo, para ver como eu me virava sozinha. AĂ­ entĂ£o, ‘fuçando’ na internet, encontrei uma lojinha online que vendia agendas personalizadas, achei o mĂ¡ximo a ideia, e quis comprar uma para eu começar a organizar minha ‘nova vida’. Mas o valor do frete era quase mais caro que a agenda, entĂ£o eu pensei, ‘poxa, um produto tĂ£o legal, e nĂ£o tem ninguĂ©m por aqui que faça... Vou tentar fazer uma pra mim’! AĂ­ comecei a pesquisar mais produtos, fornecedores, a fazer para os familiares, postar na internet, e a ideia foi se espalhando, principalmente por ser algo que, atĂ© entĂ£o, nĂ£o existia na regiĂ£o, e foi assim que a Laik! foi criada! Tudo isso ocorreu entre outubro e novembro de 2015!!”, conta a jovem.

E os produtos sĂ£o bem criativos! Tem atĂ© Nutella personalizada para vocĂª chamar de sua...literalmente, e outras opções de presentes bem inventivos. De acordo com a empreendedora, as sugestões do pĂºblico sĂ£o fundamentais para criaĂ§Ă£o das peças e resultado final do trabalho.

Eu ouço MUITO os meus clientes. Como os produtos sĂ£o personalizados, todas as estampas que tenho foram ideias que eles me passaram o que queriam, e eu fui atrĂ¡s de montar algo com o briefing dos mesmos, e depois acabo reutilizando para outros projetos tambĂ©m. Os produtos tambĂ©m, a maioria sĂ£o ideias que eles mesmos me passaram e eu fui atrĂ¡s de criar, pois como Ă© tudo muito corrido, e faço tudo sozinha, ainda nĂ£o consigo tirar muito tempo pra pesquisar coisas novas, por isso ouço muito o que eles me pedem, mas agora com o tĂ©rmino da minha faculdade creio que terei mais tempo de me dedicar a pesquisas pra trazer cada vez mais novidades pra marca :D”, destaca Suelen.





Empreendedorismo internacional

A jovem revela que pessoas em outros paĂ­ses, como Argentina, JapĂ£o e Inglaterra (Londres), ficaram interessados nos produtos da Laik! Personalizados. “Como eu trabalho no momento somente com os Correios, e o frete acaba saindo muito caro para algumas regiões, meu pĂºblico maior Ă© na regiĂ£o sul mesmo, mas Ă© muito legal ver o quĂ£o a internet pode fazer essa ponte entre uma pequena empresa do Sul do Brasil e clientes de toda a parte desse paĂ­s e atĂ© mesmo do mundo, Ă© muito gratificante mesmo!”, comemora.

E em 2016, a jovem expĂ´s seus produtos na TEDx, evento em formato de conferĂªncia que reĂºne palestrantes e empreendedores, e jĂ¡ foi realizado em CriciĂºma. E apesar do momento atual do paĂ­s, que apresenta uma economia instĂ¡vel e que tem deixado muitos empreendedores receosos, a jovem vem trabalhando com afinco e cheia de planos.

“Desde que criei a empresa, uso muito a frase ‘Coisas pequenas tornam-se grandes quando feitas com amor’, como lema dela. Por isso, creio que nĂ£o fiquei com receio com relaĂ§Ă£o Ă  crise, pois acredito que nĂ£o existe hora certa pra correr atrĂ¡s do que vocĂª acredita, sabe? Meus clientes sabem o quanto eu valorizo o relacionamento, e nĂ£o a venda. Para mim, a experiĂªncia de conhecer tanta gente legal, de poder fazer tantos presentes Ăºnicos, exclusivos, de ver a felicidade da pessoa recebendo aquele produto feito especialmente pra ela, Ă© algo mais que gratificante!”, ressalta.

A jovem destaca tambĂ©m: “É uma tarefa bastante difĂ­cil; como trabalho sozinha, tenho que fazer a parte administrativa, financeira, atendimento, desenvolvimento, produĂ§Ă£o, embalagem, entrega, divulgaĂ§Ă£o... Parece muito simples, mas quando se tem ideia de todo o processo se percebe o quĂ£o trabalhoso isso tudo Ă©. PorĂ©m ao mesmo tempo que trabalho como nunca trabalhei antes, eu amo o que faço como nunca amei nenhum trabalho anterior, pois sei que o que estou fazendo Ă© algo valorizado, reconhecido, vejo o crescimento da empresa, a satisfaĂ§Ă£o dos clientes, e isso me motiva demais a continuar e aprender cada dia mais e mais!”, conta.

E se vocĂª ficou animado em investir naquela ideia que acha que pode dar certo ou naquele projeto esquecido lĂ¡ na gaveta, Suelen frisa o que se deve ter em mente:

“A dica que eu dou para quem deseja investir em algo, Ă© realmente a de que vocĂª tem que fazer por amor, pois sĂ³ assim terĂ¡ garra suficiente para aguentar todos os desafios e perrengues que passarĂ¡ em sua empreitada, e pode ter certeza que passarĂ¡ por muitos! Mas ao final, Ă© gratificante demais ver sua ideia sair do papel, tomar forma, ser reconhecida, e principalmente saber que ela auxilia de alguma forma a vida das pessoas. Apesar de ser uma trajetĂ³ria difĂ­cil, vale muito apena acreditar e correr atrĂ¡s daquilo que desejamos pra nossa vida!”, ressalta.

Veja também:




*Texto: Vanessa Irizaga, jornalista formada e estudante de Pedagogia.
*Imagens: Laik!/arquivo pessoal/divulgaĂ§Ă£o.

Nenhum comentĂ¡rio:

Postar um comentĂ¡rio

Bottom Ad [Post Page]