Conheça a cosplayer Débora Teach



De Cersei, da série "Game Of Thrones", a Viúva Negra das HQs e filmes dos Vingadores. A cosplayer Débora Monteiro Brito, ou simplesmente Débora Teach, tem um hobby diferente: ela se transforma em personagens da Cultura Pop.

A jovem é formada em Direito e trabalha como assistente administrativa em um cartório e divide seu tempo com a prática de cosplay, que é se vestir e representar um personagem de games, livros, filmes, animações e outras mídias.





“Eu sou cosplayer deste meados de 2005! Era apaixonada pelo trabalho de cosplayers do exterior,  porém quando comecei, conhecia poucos cosplayers brasileiros. Quando soube de um evento que teria aqui em Canoas/RS, uma das primeiras edições do evento AnimeXtreme, logo comecei os preparativos para realizar o meu primeiro cosplay! Era o primeiro evento de anime em que fui, e logo fiz amigos e conheci muitos outros cosplayers, o que me deixou mais encantada ainda pelo hobby. Desde então, em todos, eu sempre vou de cosplay!”, conta.

Para compor o visual de um personagem, Débora precisar pensar em todos os detalhes, do calçado a retoques nas roupas. Parte da vestimenta, ela confecciona, além de customizar acessórios e sapatos. Dependendo da complexidade do cosplay, a assistente administrativa conta com a ajuda de uma costureira e, para itens como armas e espadas, de um artista plástico experiente.




Entre as personagens que já representou, a preferida da jovem é Angélica Teach (Penélope Cruz), da série de filmes “Piratas do Caribe”, protagonizada pelo ator Johnny Depp, o excêntrico Jack Sparrow. A pirata é um antigo amor do capitão e aparece na quarta produção da franquia, “Navegando em Águas Misteriosas”. O próximo filme, “A Vingança de Salazar”, estreia em 25 de maio deste ano nos cinemas. Uma curiosidade é que o personagem-título é interpretado por Javier Bardem, marido da atriz Penélope Cruz.

Sobre a personagem, Débora conta que sempre gostou do trabalho da atriz que dá vida a Angélica, e também da personalidade da pirata. Fazer esse cosplay abriu portas para Débora nesse meio, tanto que até adotou o sobrenome da heroína quando se apresenta como cosplayer.

“Começou com certa curiosidade e, na realidade, há um bom tempo atrás. Meu ex-namorado insistia em me dizer que me achava parecida com a atriz, em alguns traços, o que me fez querer conhecer o trabalho da Penélope Cruz... Logo depois, quando confirmaram a participação da atriz em ‘Piratas do Caribe”, amigos, conhecidos e até fãs do hobby cosplay em si, me aconselhavam a fazer cosplay dela, por achar que ficaria muito semelhante à original! Eu me senti extremamente apoiada neste cosplay, e o fato de ver que tantas pessoas aguardavam pelo resultado final me fez dar o melhor de mim nesse projeto! Foi de longe o mais complicado, o mais demorado e o que mais me abriu portas neste meio! Até hoje faço melhoramentos no mesmo e atualizações também. Atualmente estou finalizando os dois sobretudos que a personagem utiliza durante o filme ‘Navegando em Águas Misteriosas’”, revela.

Eventos na agenda

“Quase todos os eventos que ocorrem em Porto Alegre/RS e região metropolitana eu participo! O próximo mais visível, por assim dizer, é o ‘AnimeXtreme’, que ocorrerá em maio deste ano! Não só participarei como estou ansiosa para que este logo chegue! Temos um grupo cosplay mega organizado e preparado de ‘Piratas do Caribe’! Mal posso esperar para este momento, é um sonho meu que se realiza em meio a esse hobby! Esse ano também pretendo conhecer alguns eventos que ocorrem em Santa Catarina! Muitas pessoas daqui do sul são encantadas por estes, estou ansiosa para conhecer!!!”, adianta a jovem.


*Texto: Vanessa Irizaga.

*Imagens: Reprodução Facebook/AF Art Photography, Airton Oliveira/JotaPe Vaz/Vitor Silveira/Jorge Daniel Pereira, Roundhouse Click Fotografia/Cléverson, Animephoto.
Compartilhe no Google +

Sobre Vanessa Irizaga

O autor desta postagem é um dos escritores do site Mistura Alternativa. Gostou? Comente abaixo.