Séries

Post Page Advertisement [Top]



Criatividade e ecologia em duas rodas. Com design arrojado e totalmente funcional, a Eco Bike, a bicicleta de madeira produzida por acadêmicos de Engenharia Mecânica da Faculdade Satc, foi entregue na sexta-feira, dia 23, em Criciúma, no sul de SC.

O projeto foi proposto pelo empresário César Smielevski e totalmente desenvolvido pelos alunos em dois semestres.

A Eco Bike pesa aproximadamente 19 quilos. A estrutura é totalmente de madeira, feita com eucalipto de reflorestamento. 



“Mais que a questão técnica, que envolveu os alunos desde o início, esse projeto trouxe para dentro da escola um problema real e é isso que buscamos, que nossos acadêmicos se envolvam com questões reais”, ponderou o diretor da Faculdade Satc, Carlos Ferreira.

O projeto começou a ser desenvolvido em fevereiro. A partir daí, os acadêmicos Victor Ferro Mazzuco, Victor Cancelier e Artur Cavaler iniciaram estudos para definir qual madeira usar, a forma de manufatura, custos, processos de cola, corte e usinagem.

 “Trabalhar com madeira é algo novo para nós. No curso não temos esse contato. Por isso foi importante estudar tudo, até para que tenhamos parâmetros para validar as características de cada peça”, explicou Mazzuco.

Junto com os alunos atuaram os professores Luiz Carlos de Cesaro Cavaler, na coordenação, e Anderson Daleffe, no laboratório Pronto 3D.  

*Colaboração e fotos: Redação Portal Satc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bottom Ad [Post Page]