SĂ©ries

Post Page Advertisement [Top]

*Imagens: Netflix.

O texto tem spoilers!! Se no primeiro filme, Enola Holmes (Millie Bobby Brown, a Eleven de Stranger Things) construĂ­a seu caminho como investigadora, no segundo, a garota aprimora-se numa jornada bem mais arriscada e interessante, revendo velhos amigos e ganhando inimigos perigosos.

Na nova aventura, a moça tenta se estabelecer como detetive profissional, mas - novidade! - ninguĂ©m a leva a sĂ©rio por sua pouca idade, por ser uma menina e ter como irmĂŁo o famoso e prestigiado Sherlock Holmes (Henry Cavill, o Superman da DC), mesmo tendo ela já resolvido um primeiro caso investigativo. 

Até que a nossa heroína recebe o pedido de ajuda de uma garotinha cuja irmã sumiu. Logo, Enola estará envolvida numa teia de mistérios com muitos desafios a serem enfrentados. Eu realmente amei que a direção aproveitou para aprofundar a relação dos irmãos Holmes, dando mais tempo de tela a Cavill, que mostra outras nuances do personagem.


A dificuldade do irmĂŁo em trabalhar em equipe ou se mostrar vulnerável - a cena em que a menina o ajuda, por ele estar embriagado, na rua, por exemplo, ecoa a relação que o detetive tem com o mĂ©dico John Watson, vista em adaptações como a sĂ©rie Sherlock, com Benedict Cumberbatch, e nos filmes estrelados por Robert Downey Jr. Em Enola Holmes 2, Watson aparece numa breve cena pĂłs-crĂ©dito, sendo interpretado pelo ator Himesh Patel ("Yesterday").
Outra referência, só que essa bem sutil, ocorre quando Sherlock tece um comentário irônico sobre o amor, e aí paira a dúvida: nessa altura da trama, ele já teria conhecido a anti-heroína Irene Adler, nem que seja no passado, e daí a origem de um possível ressentimento?

Conhecida como a mulher que superou o investigador, a personagem já agiu como vilĂŁ e interesse amoroso do rapaz no cinema e na tv. AtĂ© o momento, a moça nĂŁo apareceu nos filmes protagonizados por Enola. 

E falando nela, Millie continua sendo um espetáculo Ă  parte da histĂłria; parece que a atriz nunca deixou de interpretar o papel e continua trazendo momentos memoráveis para a trama da jovem intrĂ©pida. Sua parceria com Helena Bonham Carter ("The Crown") e Louis Partridge ("Pistol") traz dinamismo e reforça a mensagem de que mesmo as pessoas extraordinárias precisam de ajuda e de amigos.

Gostei tambĂ©m que o longa consegue falar sĂ©rio quando Ă© preciso, como na subtrama sobre a fábrica estar envolvida diretamente com o adoecimento das trabalhadoras e o subtexto do poder feminino contra a mordaça da subserviĂŞncia e do medo que o mundo tenta impor Ă s mulheres. A histĂłria tambĂ©m passeia sobre outros cantos nĂŁo vistos no primeiro filme, adicionando um toque de terror, como na cena em que Enola Ă© perseguida por um estranho um tanto sinistro. 

E Moriarty, cadĂŞ?
O temido vilĂŁo Ă© a grande mente por trás das mortes e perseguição aos Holmes na histĂłria. Apesar do competente David Thewlis ("Sandman") ser um dos antagonistas da trama com seu detestável superintendente Grail, de certa forma Ă© um tanto Ăłbvio que o ator nĂŁo fosse o famoso NapoleĂŁo do Crime já que sua presença Ă© sempre bem marcada e Moriarty Ă© mais sutil e discreto em sua maneira de agir e de se fazer notar. 

Portanto, o vilĂŁo age nas sombras o tempo todo sĂł se revelando realmente nos minutos finais da produção. Apesar de achar a atuação da atriz Sharon Duncan-Brewster ("Duna") excelente, a forma como os protagonistas desmascaram-na e a mesma revela seu plano foi um dos pontos baixos da trama para mim.

Sério que, depois de se manter no anonimato, a vilã iria se deixar prender só para depois fugir? Se tratando de uma das mentes mais desafiadoras já desvendada por Sherlock, o mais racional seria a antagonista já ter escapado há muito tempo antes de ter sua identidade revelada.

Ah, e Ă© bom lembrar que essa nĂŁo Ă© a primeira vez que uma adaptação troca o gĂŞnero do grande inimigo dos Holmes, já que na sĂ©rie Elementary, protagonizada por Jonny Lee Miller, Moriarty Ă© uma mulher tambĂ©m, Natalie Dormer, a Margaery Tyrell de Game of Thrones, que tambĂ©m interpretava Irene na trama.  
No fim, o saldo Ă© muito positivo, e a segunda aventura da protagonista Ă© ainda melhor que a primeira, deixando boas expectativas para o prĂłximo filme. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bottom Ad [Post Page]