Séries

Post Page Advertisement [Top]

Estudar e trabalhar ao mesmo tempo não é fácil. Muita gente desiste no meio do caminho e acaba tendo que optar pelo serviço, pois precisa pagar as contas. Outras vezes uma pessoa está estudando aquilo que gosta e descobre que a profissão de sua vida é outra. Enfim, nem tudo sai como o planejado e é preciso voltar inúmeras vezes para o início de nossa jornada. De novo e de novo.

Os créditos de abertura de "Notas de Rebeldia", longa original da Netflix dirigido por Prentice Penny, começam com imagens de churrasco alternadas com as de produção de vinhos, ambas tentadoras, que já demonstram o caminho divisivo que o protagonista terá de encarar na história embalada por muito Hip Hop.


No filme, Elijah (Mamoudou Athie, que participou de "Loja de Unicórnios", ao lado de Brie Larson)  é um jovem que deseja se tornar um sommelier, movido pela paixão por vinhos, mas o pai, dono de um restaurante, insiste que o rapaz precisa trabalhar com a família no estabelecimento para tomar conta dos negócios quando ele não estiver mais ali. 


O rapaz fica dividido entre as obrigações cotidianas e o desejo de investir na profissão que tanto ama. Apesar do apoio da mãe e da namorada, o pai vê com incredulidade o interesse do filho e espera do herdeiro a postura que ele mesmo assumiu quando era jovem, pois precisou largar a faculdade e ajudar o genitor em seu empreendimento.

Para contragosto do pai, Elijah presta vestibular e começa a frequentar às aulas. Só que, além do curso ser caro, o estudante precisa conciliá-lo com o trabalho duplo, já que também é vendedor em uma loja de vinhos. Apesar de seu interesse pela profissão, o rapaz enfrenta dificuldades, como o cansaço pela jornada desgastante e o tempo reduzido para estudar. Um dos pontos de virada do longa ocorre quando Elijah vai a Paris para um intensivo e tem uma grande experiência, percebendo que é exigido dele cada vez mais.

Enquanto está fora, a saúde de sua mãe piora e o desenrolar desse fato acaba reaproximando pai e filho. O resultado do teste decisivo do curso causa um certo baque no protagonista, que acaba retomando sua rotina no restaurante. 
Quando achamos que ele, afinal, vai realizar o sonho do pai de tocar os negócios familiares, eis que o jovem vê o anúncio de novas inscrições para o curso e decide tentar mais uma vez. 

Esse final em aberto, em que não ficamos sabendo se ele passará ou não em sua segunda tentativa e de não termos a imagem do rapaz bem-sucedido no almejado trabalho, é bem mais realista do que a maioria dos longas nessa vibe, quando o protagonista alça o sucesso no fim da trama. Um filme com momentos engraçados e emocionantes e que ressalta a importância de se lutar pelo o que deseja, errando e recomeçando. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bottom Ad [Post Page]