Séries

Post Page Advertisement [Top]

Dos campos de batalha para a nossa mesa. A sopa é um alimento simples, mas que carrega todo um contexto histórico e social junto com seus ingredientes saborosos. Essa refeição era consumida pelos soldados durante as guerras, mas há registros sobre o preparo dela da época da Pré-História.

O prato se popularizou também pelo seu baixo custo e versatilidade, afinal, há uma infinidade de vegetais, carnes e grãos que você pode adicionar à sopa. Segundo a nutricionista Vanderleia Scussel, esse alimento é uma excelente opção para incluir na sua rotina. 

"A recomendação é preparar a própria sopa, sendo que o ato de cozinhar pode ser benéfico para a saúde mental, equiparando-se à meditação, e usar ingredientes como brócolis, açafrão, abobrinha, aveia, frango e noz moscada são exemplos de bons alimentos, aliados ao cuidado da saúde mental e ao alívio das tensões" destaca a especialista.
Outro ponto que Vanderleia ressalta são os efeitos benéficos da sopa em nossa saúde. "Quando sofremos frequentemente com estresse, o corpo todo sofre alterações; porém, as maiores manifestações são percebidas no sistema imunológico, que fica mais suscetível a infecções e inflamações, e no sistema digestivo, com azia, refluxo, gastrites, alterações no funcionamento intestinal, entre outros sintomas. Para tanto, as sopas podem ser uma boa alternativa, por serem leves e de fácil digestão, desde que preparadas com bons ingredientes, ricos em nutrientes, proteínas e carboidratos necessários ao alívio do estresse", recomenda a nutricionista. 

Vanderleia lembra que as sopas industrializadas são práticas, mas não saudáveis: "São uma armadilha perigosa ao organismo e à vida, ricas em aditivos e pobres em nutrientes; proporcionam um bem-estar instantâneo, mas os aditivos poluem e contaminam a glândula responsável pela saciedade, sede, sono, regulação da temperatura corporal e pelas emoções, ocasionando um aumento significativo do estresse", ressalta.

Então tenha em mente as recomendações, escolha os melhores ingredientes e bom apetite!

*Fotos ilustrativas: Pixabay.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bottom Ad [Post Page]