Arte

Emprego

Post Page Advertisement [Top]

As refeições produzidas para pacientes da oncologia pediátrica e pacientes infantis internados no Hospital São José de Criciúma, a partir de agora, ganham novos formatos. Os pacientes literalmente podem se divertir comendo. As refeições ganham formato de animais, bonecos e trazem alegria no momento do almoço e jantar.
Toda alimentação preparada em Instituições hospitalares seguem uma criteriosa forma de processamento, preparo, e claro, cuidado. Tudo é produzido de acordo com a orientação médica e auxilio das nutricionistas do setor. 

No HSJosé este processo segue a mesma forma. Para as crianças, principalmente as que precisam ficar internadas por longos dias; como os pacientes da oncologia pediátrica, estas refeições podem ter um pouco mais de colorido, alegria e o amor e dedicação de quem as prepara, agora com toque diferente.      

Foi pensando exclusivamente nos pacientes, que o Serviço de Nutrição e Dietética do Hospital decidiu aplicar na rotina diária a ideia trazida pela estagiária em nutrição Franciele Petterle Mota Rech da Unesc no dia a dia da produção dos alimentos para as crianças. 

As responsáveis por entregar os alimentos, perceberam que as crianças gostaram muito da ideia e agora usam a criatividade e fazem do arroz e feijão virar uma explosão de ideias. O arroz, carne e ovo agora ganham o formato de um boneco sorridente. 

As saladas viram um aconchegante ninho para o pássaro, a cenoura e feijões, viram um porquinho muito charmoso e todos os dias novas ideias e pratos completamente coloridos, criativos e nutritivos, chegam para as crianças no serviço de Oncologia pediátrica do HSJosé e também as crianças com outros tipos de patologia  internadas na entidade. 

 “Começamos com esta ideia há pouco mais de uma semana, o pessoal que monta os pratos tomou gosto e todos os dias trazem novas ideias. As crianças agora só querem comer se os pratos vierem decorados. Isso é bom, pois estimula eles a comerem”, relata a nutricionista do HSJosé, Daniela Preis Juvêncio.  

Ao todo, são produzidos diariamente cerca de 1000 refeições no HSJosé para pacientes e colaboradores; destas, uma média de 12 refeições são para crianças em tratamento na entidade. 

“Achei a ideia muito bacana. Este pessoal da Nutrição, sempre muito atenciosos. As crianças da oncologia pediátrica devido às medicações, sentem fome em horários diferentes; e mesmo assim elas param o que estão fazendo para atender os pedidos das crianças no meio da tarde por exemplo. Estes pratos decorados chama atenção deles e estimula a comer”, conta Dra. Adalisa Reinke, chefe do Serviço de Oncologia Pediátrica do HSJosé.  

“Queremos que eles comam alimentos saudáveis, essenciais para ajudar na sua recuperação, isso não abrimos mão, mas que também tenham um momento diferente na hora de se alimentar”, finaliza Leila Viana, nutricionista responsável pelo serviço de oncologia.

*Com informações e fotos da jornalista Katia Farias/Assessoria de imprensa do HSJosé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bottom Ad [Post Page]

| Designed by Vinícius Irizaga