Full width home advertisement

Arte

Emprego

Post Page Advertisement [Top]

Michele Pfeiffer, na pele da Mulher-Gato em "Batman: O Retorno" (1992); cena do longa "Pequena Miss Sunshine" (2006), e os cantores Madonna e David Bowie estão entre as personalidades famosas e os filmes eternizados nas pinturas do artista catarinense Eugenio Pelegrin.

O espaço da Galeria de Arte Ernesto Meyer Filho, no hall de entrada da Assembleia Legislativa, em Florianópolis, é o palco da exposição gratuita, que segue aberta até o dia 14.

A mostra de trabalhos apresenta um conjunto de obras que utilizam a técnica de acrílico sobre tela como suporte às pinturas de referências imagéticas do cinema, da música e de grandes ícones internacionais da Cultura Pop.


Os trabalhos são influenciados por fotografias icônicas de artistas e momentos do cinema. Segundo Pelegrin, estas imagens são revertidas artisticamente, condicionadas para um estilo mais simplista, por meio de traços menos elaborados, mas sem perder a forma.

O resultado, para o artista, é uma reflexão sobre esses “influenciadores” que transformaram uma época, provocaram discussões e despertaram a atenção e o interesse do público.

Nascido em Içara, no sul de Santa Catarina, município a 190km de Florianópolis, Eugenio Pelegrin é artista plástico autodidata. Sua principal influência foi, desde muito cedo, a cultura pop das décadas de 1980 e 1990.

Começou a pintar de forma improvisada na adolescência usando materiais rústicos que estavam à sua disposição. Anos depois, ao criar a obra Madonna, uniu suas duas paixões: a pintura e o universo Pop. Inspirado em grandes nomes como Andy Warhol e Roy Lichtenstein, passou a desenvolver sua própria identidade dentro do estilo da Pop Art.

O artista define sua técnica como “vetorização de imagem”. Unindo formas geométricas com abstratas, fazendo uso de cores vibrantes, formas e nuances. Assim, Pelegrin pretende transmitir sua personalidade nas obras por meio de elementos familiares ao público.

*Com informações da Agência AL.
*Fotos: Eduardo G. De Oliveira/Agência AL.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bottom Ad [Post Page]

| Designed by Vinícius Irizaga