Séries

Post Page Advertisement [Top]

A internet tem um mundo de informações à disposição das pessoas. É possível até encontrar uma vaga de trabalho com um empurrãozinho da Web. Além de auxiliar o trabalhador, essas mídias ajudam as empresas também, pois o empregador pode olhar as redes sociais de um futuro candidato a um cargo e conhecer ainda mais seu perfil.

Essas ferramentas também ajudam a encontrar trabalhadores. A Contato Internet utiliza o Facebook, Twitter e Instagram para divulgar novas vagas sempre quando há oportunidades em aberto. De acordo com o responsável pelo Departamento Pessoal da empresa, Diogo da Silva, a seleção de um candidato começa já na apresentação do currículo. O colaborador sugere que esse documento tenha foto 3x4 e que reúna informações como nome, idade e endereço.

Outro item importante a ser colocado é o objetivo do candidato com relação ao emprego. "Se a pessoa escrever que o objetivo é trabalhar na área de vendas, não vou selecioná-la para a área externa, por exemplo". 

O ideal é que, se você estiver estudando no momento, que esse curso tenha a ver com a vaga de emprego a qual você está disputando. O indicado é que o currículo apresente as experiências do trabalhador, nome da empresa e tempo de serviço. Deixe, porém, explicações detalhadas sobre seus últimos empregos para a entrevista.

Uma dica importante é que o trabalhador vá conversar com o empregador e não apenas envie o currículo por e-mail. Por mais que o documento fique no banco de dados da empresa, nada substitui o contato pessoal.

"É sempre bom que a pessoa venha. Às vezes, conversando, você consegue medir o potencial do candidato", explica Diogo.

Chegou a entrevista. E agora?

Segundo o colaborador, quem procura uma oportunidade precisa ser objetivo – responda o que for perguntado, sem rodeios - , e sincero. Se preocupe também com a apresentação pessoal, no que se refere à forma como vai conversar na entrevista, a educação.

E está na dúvida do que vestir? Opte por uma camisa neutra, pode ter gola ou não, calça jeans, apresentando um visual limpo, clean. Guarde a bermuda e a regata para a praia, e o visual caprichado com decote para as festas.

Onde buscar vagas?

Google – Agora esse buscador exibe anúncios de emprego se você digitar algo como "Vagas em Araranguá" ou "Emprego de Vendedor". Dessa forma, oportunidades disponíveis na sua região vão aparecer online aí para você. A ferramenta ficou disponível este ano para a América Latina.

Facebook – Os grupos de emprego do Face reúnem anúncios de vagas, mas escolha os que possuem maior número de pessoas e que apresentem empresas conhecidas. Verifique se o anunciante realmente é daquela organização e se há pessoas que já trabalharam lá.

LinkedIn – Essa rede social – mais formal que o Face - reúne perfis de trabalhadores, que podem divulgar seus portfólios, fazer contatos e ainda compartilhar informações ou textos. Você encontra anúncios de emprego também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bottom Ad [Post Page]