Séries

Post Page Advertisement [Top]

Os alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Prefeito Dário Crepaldi de Morro Grande, na região sul de Santa Catarina, participam do projeto "Morro Grande em Arte", que estimula o interesse dos estudantes pela expressão artística.

De acordo com o professor de Artes da instituição, Mikael Miziescki, a iniciativa começou em 2014 e está em sua 4ª edição e, na próxima semana, nos dias 22 e 23, haverá uma exposição com os trabalhos dos alunos e de artistas que expuseram na Europa e nos principais museus do Brasil. Na quarta, é possível conferir as obras das 8h às 12h e das 13h às 21h, e na quinta, das 8h às 12h e das 13h às 18h, no Salão de festas de Nova Roma.


“Esse projeto se compõe da seguinte forma: trata-se de uma exposição coletiva de Arte, dos trabalhos feitos no respectivo ano letivo da escola nas aulas da disciplina de Artes, onde nós ocupamos espaços da cidade, como centros comunitários e salões de festas. Todas as edições passeiam pelas linguagens da escultura, pintura, colagem, desenho, fotografia, instalação e fundamentos culturais regionais e da Arte Contemporânea, oportunizando experiências estéticas aos próprios alunos, aos moradores da cidade (pais, familiares e convidados) e potencializando o ensino de arte enquanto produtor de conhecimento”, explica o educador.

Sobre a 4ª Edição

A proposta dialoga com as preposições teórico-práticas da disciplina de História, acerca do patrimônio e da memória (i) material da cidade, em parceria com a professora Michele Fabris. O projeto possui como objetivo principal, desconstruir estereótipos e oportunizar vivências relacionadas às diferentes linguagens artísticas, valorizando a cultura do Brasil, de Santa Catarina e de Morro Grande, contemplando a história das artes enquanto referencial teórico-prático, enaltecendo o processo criativo dos alunos na busca do refletir a disciplina de Artes enquanto produtora de conhecimento.

O Morro Grande em Arte se constitui na relação de concepções pautadas nesses estudos, além da perspectiva de ampliação de repertório artístico-cultural e das diversas possibilidades relacionadas à experiência. Tal pesquisa está na sua quarta edição e se compõe de uma exposição coletiva organizada pelos alunos dos Anos Finais (6º à 9º Ano) e convidados, em torno da contemporaneidade de seus conceitos.

A exposição passeia pelas linguagens do desenho, pintura, literatura, instalação, colagem e fotografia, sendo resultado de uma pesquisa que se desenrolou durante o ano letivo de 2017, a luz de um referencial teórico desconstrutor.

A exposição possui como alicerce a crítica e a reflexão, pontuando conceitos de caráter inquietante/questionador que estão para além do belo ideal, e apresentando postura ativa em convicções pertinentes na sociedade atual. Além disso, a conceitualização também se deu a partir de saídas de campo, como visitas a museus e espaços culturais.

Serviço

O Que? Exposição do projeto "Morro Grande em Arte"
Quando? Dias 22 e 23, quarta e quinta-feira
Onde? no Salão de festas de Nova Roma, em Morro Grande - SC.

*Com informações do projeto e professor Mikael Miziescki.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bottom Ad [Post Page]