Séries

Post Page Advertisement [Top]



O projeto Pintores de Letras, idealizado e organizado pelo professor Rafael Hoffmann, dos cursos de Design e Publicidade e Propaganda da Satc, em Santa Catarina, tenta manter viva a tradição desta arte. Ele divulga nas redes sociais os trabalhos realizados por profissionais da área.

“A ideia é fazer um documentário através das fotografias. O objetivo do nosso projeto é divulgar este tipo de trabalho realizado na região Sul de Santa Catarina”, destaca Hoffmann.






As pessoas que fazem pinturas de letras ou caracteres em painéis, murais, placas ou em outros locais, sem considerar o material utilizado, são chamadas de pintores de letras. O termo letrista não é considerado correto.

“Geralmente estes profissionais eram pessoas com pouco estudo, que desenvolveram suas próprias técnicas. Mas os novos pintores já participam de cursos. Um pintor de letras profissional vive disso, mas pode também fazer outro trabalho”, contou o professor.

A bagagem de experiências que carregam é fundamental para esta arte. Segundo Hoffmann, o conhecimento popular ajuda nesta prática. 

“Os pintores de letras transmitem um estilo mais descontraído para as suas publicações”.

O trabalho dos pintores envolve ilustração, mas o foco do projeto são as letras. “Recebemos fotos até de São Paulo, e vamos aos locais na nossa região para conseguir novas imagens para o acervo. A pintura de letras expressa também a cultura da população brasileira”, avalia o professor.

A evolução das tecnologias de impressão e plotagem, no entanto, fez esta atividade perder força. “A tecnologia, a velocidade e a praticidade das impressões digitais fez diminuir a procura por pintores de letras. Mas nos últimos anos o número de pinturas voltou a crescer, com novos segmentos”, afirma Hoffmann.

Quem deseja acompanhar ou patrocinar o projeto Pintores de Letras pode acessar: facebook.com/pintoresdeletras ou no Instagram @pintoresdeletras. Outra opção para contato é pelo  e-mail pintoresdeletras@gmail.com.

As fotos que ilustram esta matéria são do professor Rafael Hoffmann.

*Colaboração: Érik Behenck e Cláudio Toldo da Assessoria de Imprensa da Satc.
*Fotos: Rafael Hoffmann.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bottom Ad [Post Page]