Séries

Post Page Advertisement [Top]

Energia renovável na produção de alimentos saudáveis. Uma parceria entre a Unisul e a Universidade de Cambridge, do Reino Unido, resultou na viabilização da Estufa Hidropônica Solar, originada do projeto de pesquisa e inovação chamado “Bridge”.

A estufa é mais sustentável, já que reduz o consumo de água em quase 90%, utiliza energia renovável e limpa e diminui o uso de produtos químicos. A construção terá capacidade para produzir quase três mil pés de alface por mês. 

Durante a inauguração, que ocorreu no último dia 27 de setembro, os pesquisadores responsáveis ganharam reconhecimento da Universidade de Cambridge.

Segundo o coordenador do Curso de Agronomia da Unisul, e um dos responsáveis pelo projeto, Celso Albuquerque, a estufa hidropônica solar também será um ambiente de aprendizagem para os estudantes.

Além disso, o projeto irá atender a comunidade onde a universidade está inserida. “Uma parte dos alimentos será vendida dentro do próprio Campus. Uma outra parcela será doada para escolas, igrejas, asilo e albergue. A expectativa é que 20% de toda a produção seja destinada para doação”, afirma.

De acordo com o professor Baltazar Guerra, coordenador do Centro de Desenvolvimento Sustentável (Greens) da Unisul, a preocupação com o meio ambiente vem crescendo no meio científico.

As pesquisas têm focado muito em como promover segurança alimentar, energética e hídrica. Foi a partir deste enfoque, por meio do Brigde, através do Greens e Cambridge, que o projeto piloto foi criado e está trazendo resultados muito satisfatórios”, comenta.

E os projetos não se encerram com a inauguração da estufa hidropônica solar. Segundo o professor Celso, a expectativa é expandir o projeto para outros locais da comunidade. “Estamos estudando o desenvolvimento de um pequeno módulo que prevê a produção de alimentos através do sistema hidropônico solar em locais de difícil acesso, onde exista uma dificuldade para encontrar água, por exemplo”.

O projeto Bridge: Construindo Resiliência em uma Economia Global em Desenvolvimento é um projeto financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (FAPESC) e pelo Fundo Newton, uma iniciativa do governo britânico que visa promover o desenvolvimento social e econômico dos países parceiros, por meio de pesquisa, ciência e da tecnologia.

O projeto é liderado pela Universidade de Cambridge (Reino Unido) e pela Unisul (Brasil), e conta com a participação da Radboud University (Holanda), Cambridge Econometrics (Reino Unido) e da The Open University (Reino Unido).

*Com informações e foto de Patrícia Laureano, Gestão e Produção de Conteúdo e Assessoria da Unisul.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bottom Ad [Post Page]