Séries

Post Page Advertisement [Top]

Proporcionar ao público a oportunidade de assistir a grandes espetáculos que remontam a origem do cinema é um dos objetivos do projeto 'Cinema Mudo'. A peça é uma realização do Museu da Imagem e do Som de Santa Catarina e promovida em Araranguá pelo Sesc em parceria com o Center Shopping neste sábado, dia 28, às 19h30min, no auditório Plínio Linhares.

No palco, será interpretada a comédia clássica “O Circo”, de Charlie Chaplin, de 1928, com trilha sonora executada ao vivo pela Banda da Lapa, de Florianópolis. A entrada é gratuita, com distribuição de ingressos uma hora antes da apresentação, e a classificação é livre.

De acordo com o técnico do Museu, Rafael Pedroso Dias, o projeto é um resgate da tradição do antigo 'cinema mudo', em que, devido a limitações tecnológicas, o som era executado ao vivo a cada exibição, o que tornava cada sessão única.

"Agora com mais recursos é possível criar uma atmosfera, onde o passado e o presente ganham uma nova relevância em termos de experiência cinematográfica", disse.
Sobre o projeto

O projeto 'Cinema Ao Vivo' teve início em 2015 e já adaptou para as telas quatro filmes: “Nosferatu”, com Skrotes, e as comédias “O Circo” (Charlie Chaplin, 1928), com a Banda da Lapa, “A General” (de Buster Keaton, 1926), com a Orquestra de Choro do Campeche de Florianópolis, e “Tempos Modernos” (Charlie Chaplin, de 1936), com a trilha composta pela Orquestra Manancial da Alvorada.

O Circo

 “O Circo” é um filme mudo americano de 1928, do gênero comédia, escrito, produzido, dirigido e protagonizado pelo lendário Charlie Chaplin. No filme, o Vagabundo acaba indo parar em um circo enquanto fugia da polícia, que o confundira com um ladrão de carteiras.

Ele acaba entrando no espetáculo e fazendo grande sucesso com o público, sendo logo contratado pelo dono, que irá se aproveitar dele. Ele ainda arranja tempo para se apaixonar pela acrobata, filha desse mesmo proprietário.

Banda da Lapa

Fundada em 15 de agosto de 1896, a Sociedade Musical e Recreativa Lapa é uma das mais respeitadas entidades de Florianópolis, declarada de utilidade pública municipal pelo Decreto nº 3.767/92, de 21 de maio de 1992.

A banda conta com cerca de 30 músicos, todos voluntários, que se apresentam em festas tradicionais na Ilha e em todo Estado com seus dobrados, marchas religiosas, sambas, valsas, choros, rocks, baiões, funks, entre outros gêneros musicais.

A centenária banda é dividida em flautas, clarinetes e saxofones; trompetes, trombones, bombardinos e tubas; instrumentos de percussão, do triangulo à bateria; guitarra, teclado e contrabaixo elétrico.

 Desde o século 19, a Sociedade Musical e Recreativa Lapa mantém a tradição de ensinar gratuitamente crianças, jovens e adultos a arte da música, seja para enriquecer o cotidiano ou para oportunizar a geração de emprego e renda.

A continuidade da Banda da Lapa se dá a partir das oficinas musicais, pois os alunos e futuros músicos serão mantenedores da instituição, ajudando na formação de quem, mais tarde, pode também ingressar na iniciativa.

*Com informações da Multi Digital/Ana Acordi e Felipe Balthazar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bottom Ad [Post Page]