Quem nunca colocou aquela foto da mesa posta para o jantar ou do
bolo recém-preparado nas redes sociais? Hoje imagens de refeições diversas são
compartilhadas no Instagram, Facebook, Pinterest e outros aplicativos
populares.
Do
simples cafezinho com leite a pratos incrementados, o alimento virou o que há
de mais Pop na internet.
A
consultora de vendas da Contato, empresa de telecomunicações em Araranguá (SC),
Fernanda Barreto de Souza Furtunato, adora compartilhar fotos de alimentos e a
curiosidade por culinária surgiu na infância. “Meu interesse pela gastronomia
começou quando ainda era criança, vendo minha mãe cozinhar - que por sinal
cozinha muito bem - e sempre fui curiosa, querendo provar pratos de outros
países”, conta.
Macarrão caseiro, salgadinhos e sushi estão entre as refeições preferidas da colaboradora da empresa. Fernanda também se inspira muitas vezes ao olhar sites, canais no Youtube e perfis sobre o assunto e tenta bancar a mestre-cuca. “Acompanho muito e tento fazer os que me deixam com água na boca”, comenta.
Macarrão caseiro, salgadinhos e sushi estão entre as refeições preferidas da colaboradora da empresa. Fernanda também se inspira muitas vezes ao olhar sites, canais no Youtube e perfis sobre o assunto e tenta bancar a mestre-cuca. “Acompanho muito e tento fazer os que me deixam com água na boca”, comenta.
Além de
atrair o público, a popularização da gastronomia na internet vem criando
oportunidades, já que empresas que atuam nesse nicho e no turismo podem usar a
web para impulsionar seus negócios.
De acordo
com a jornalista formada e pós-graduanda em gastronomia, Rubia Ramos, o
compartilhamento de fotos de comida é uma tendência que veio para ficar.
“Empresas que trabalham com turismo e gastronomia devem aproveitar as redes
sociais ao máximo para exporem seus produtos, e aproveitar os influenciadores
digitais, para divulgar seus serviços”, destaca.
Para
Rubia, que trabalha com criação de conteúdo de gastronomia para a internet há
três anos, o fascínio das pessoas pela culinária sempre ocorreu, mas agora é
potencializado pela tecnologia.
“A
gastronomia sempre foi um assunto muito popular, uma vez que todos nós comemos.
O que realmente mudou foi que a gastronomia se tornou mais acessível tanto em
termos de valores como de variedade. O fato de termos câmeras em celulares mais
acessíveis, que levamos para toda a parte, e a internet, que possibilitou
conhecermos mais produtos e tendências gastronômicas. Como consequência disso,
temos mais fotos e compartilhamentos”, explica.
Na região
sul, a jornalista destaca a identidade criada por muitos estabelecimentos.
“Aqui temos uma culinária regional baseada na comida dos colonos italianos, que
não é exatamente comida italiana, e sim comida colonial, mas também estamos
abrindo espaço para restaurantes de comida internacional e contemporânea”,
ressalta.
Quer
fazer sucesso nas redes sociais? Confira dicas:
- Evite
usar fotos de catálogos online ou Google;
- O
segredo para uma boa foto é sempre a luz. Fotos claras e bem iluminadas fazem
muito sucesso nas redes sociais;
- Nas
redes sociais, menos é mais; por isso, se tratando de texto, é importante
exercitar a arte de resumir tudo o que tem que ser dito.
*Texto:
Vanessa Irizaga/Jornalismo Contato.
*Fotos:
arquivos pessoais das entrevistadas.
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