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Para aumentar a prevenção contra o novo coronavírus, as pessoas já aprenderam que é importante evitar o contato físico, ambientes de aglomeração, usar o álcool gel e manter a higiene constante das mãos. Além disso, ter uma boa alimentação é fundamental para aumentar também a imunidade. “A preservação ou fortificação da imunidade merece atenção e o foco é a alimentação saudável”, esclarece a nutricionista da Satc, Bruna Deolindo Izidro. 

A especialista alerta que não existe um alimento ou suplemento específico que combata a Covid-19, mas manter uma alimentação saudável contribui para o bom funcionamento do sistema imune. “Algumas dicas que repasso são interessantes e devem ser seguidas sempre. Uma é a hidratação. Devemos consumir água ao longo do dia, mantendo o corpo sempre hidratado”, ressalta.  

As dicas: 

- Garanta cores nas suas refeições principais, alimentos coloridos são carregados de nutrientes, sobretudo vitaminas e minerais; 

- Uma forma de garantir diversidade de nutrientes em seu dia a dia é comendo frutas diferentes no lanche da manhã e da tarde e legumes e verduras em seu almoço e jantar; 
- Por falar em nutrientes, seguem os principais relacionados à imunidade: Vitamina C (limão, laranja, goiaba, acerola, kiwi, maracujá, folhas verde escuras), Selênio (castanhas, amêndoas, peixes, fígado), Zinco (mariscos, ostras, carnes vermelhas, fígado, ovos, semente de girassol), Carotenoides (manga, mamão, cenoura, abóbora, tomate); 

- Cuide bem do seu intestino, para isso, além do consumo adequado de água, mantenha um ótimo consumo de fibras alimentares, como arroz e pães integrais, aveia, sementes de chia/linhaça/abóbora e farelos; 

- Algumas especiarias e produtos que melhoram a imunidade: alho, cebola, gengibre, açafrão (cúrcuma), pimenta e própolis; 

- Evite as calorias vazias dos alimentos ultra processados e ricos em açúcar, como biscoitos recheados, “salgadinhos de pacote”, refrigerantes e “macarrão instantâneo”; 

A nutricionista ainda ressalta que é fundamental procurar manter uma rotina com atividades físicas e estimular o sono saudável. “Dormir bem é muito importante. Temos que tentar evitar que o estresse tome conta do nosso dia, descobrindo maneiras para driblá-lo”, pondera.  

Receitas da nutri: 

Suchá de Morango, Hibisco e Gengibre 

Ingredientes: 500ml de água filtrada, 10 morangos, 1 colher de sopa de hibisco e gengibre ralado a gosto  

Modo de preparo: Colocar 250ml de água para ferver. Assim que iniciar a fervura desligar o fogo. Em uma xícara colocar o hibisco e adicionar a água. Tampar por 5 minutos e coar. Em um liquidificador bater os morangos, a raspa de gengibre, o restante da água e a infusão de hibiscus. Servir em seguida. 

Tomate recheado 

Ingredientes: 2 tomates, 1 lata de atum, 2 colheres de sobremesa de creme de ricota ou cottage, queijo mussarela ralado, temperos a gosto (sal, orégano, azeite de oliva).
Modo de preparo: Cortar uma tampinha de cada tomate e retirar o miolo. Misture o atum com o creme de ricota ou cottage e os temperos a gosto. Rechear os tomates e cobrir com queijo mussarela ralado grosso e orégano a gosto. Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC por 10 minutos. Servir com folhas verdes. 

*Com informações e fotos: Assessoria de Imprensa da Satc.

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