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O dia a dia das pessoas está tão corrido que, muitas vezes, elas acabam fazendo refeições prontas e rápidas por falta de tempo e também por comodidade. No supermercado, há diversos produtos que prometem pratos fáceis de preparar, mas que são carregados de sódio e pobres em nutrientes. Que tal dar uma forcinha para sua saúde e se alimentar melhor? 


De acordo com a nutricionista Vanderleia Scussel, o corpo dá sinais que precisa de mais atenção e uma dieta alimentar de qualidade. "Crises de estresse e ansiedade devem ser investigadas, pois podem acontecer por vários motivos: desequilíbrios hormonais como fadiga adrenal, baixa progesterona e doenças da tireoide; problemas metabólicos, como desequilíbrio de açúcar no sangue, diabetes ou inflamação; doenças crônicas, como doença autoimune e doença cardíaca; deficiências nutricionais; infecções por doença viral; infecções intestinais ou até por excesso de cafeína, álcool ou açúcar", explica. 

A especialista lembra ainda que é importante escolher corretamente os alimentos para consumo, não embarcando na febre das "receitas milagrosas" - Só que não! - que vemos por aí. "
É essencial que se faça a correlação entre as boas opções alimentares com a boa saúde, e as más escolhas alimentares com a saúde ruim. É aconselhável não seguir dietas da moda, geralmente são excessivamente restritivas, com foco exclusivo para perda de peso e nenhuma preocupação com a saúde em geral. É necessário que se estabeleça um vínculo saudável com a comida, e a melhor forma para começar é fazendo pequenas mudanças diárias que, com o tempo, provocam profundas melhorias nos aspectos físicos, emocionais e mentais", esclarece a nutricionista.
Bons aliados  



Porções diárias de alimentos fontes de triptofano, magnésio, vitaminas do complexo B e vitamina C são indispensáveis para o bem-estar físico e emocional. Segundo Vanderleia, a descoberta dos alimentos saudáveis deixa de ser um "dever" e se torna natural.  "Quando você se familiariza com os benefícios e a energia obtida através dos bons alimentos, certamente terá forças para superar situações difíceis em sua vida, bem como poderá tornar as ocasiões prazerosas ainda mais alegres e divertidas". Fica a dica! 

Confira algumas boas opções de alimentos fontes de nutrientes: 

  • Carnes magras, especialmente de porco, aves e peixes;  
  • Ovos 
  • Nozes; castanhas; leguminosas, como o feijão e o grão de bico; semente de abóbora; lêvedo de cerveja; linhaça; aveia; arroz integral 
  • Chocolate amargo  
  • Leite 
  • Uva; banana; abacate; gérmen de trigo; gergelim; amendoim; girassol; batata; beterraba; batata-doce; abóbora e todas folhas verdes escuras, com ênfase para espinafre, brócolis, couve, alface e salsa.

    Gostou dessa matéria? Você também pode entrar em contato com a nutricionista pelo e-mail 
    vandescussel@gmail.com ou telefone (54) 99658-5636.

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