Full width home advertisement

Arte

Emprego

Post Page Advertisement [Top]

Araranguá recebe, em julho, a sétima edição do Simpósio Catarinense de Astronomia (SCA). O evento, marcado para os dias 20 e 21, será realizando no Campus Araranguá do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) e tem o objetivo de reunir astrônomos e entusiastas da astronomia para trocas de experiências e conhecimentos. As inscrições são gratuitas e já estão abertas.

O Simpósio é realizado desde 2012 e já passou por Florianópolis, Videira, Brusque, Araranguá e Chapecó. A edição de 2018, organizada pelo Clube de Astronomia de Araranguá e pelo curso de Licenciatura em Física do IFSC Câmpus Araranguá, terá espaço para palestras, apresentações de trabalhos, observações astronômicas, minicurso e exposição de astrofotografia.

“Pretendemos abrir espaço para que os participantes do Simpósio possam divulgar os trabalhos que vêm desenvolvendo na área de Astronomia, observações astronômicas, ensino e divulgação científica. Em geral, o Simpósio tem tido apresentações de trabalho de todas as regiões de Santa Catarina e até mesmo de outros estados. Na programação, também haverá palestras com astrônomos profissionais e também amadores, que têm contribuído bastante com seus conhecimentos. Também realizaremos uma mostra de astrofotografia, que é uma parte muito bonita da astronomia amadora”, explica Israel Muller dos Santos, professor de Física do IFSC Câmpus Araranguá.

De acordo com o professor, o Simpósio vem dando contribuições importantes no fortalecimento da comunidade astronômica de Santa Catarina. “Buscamos integrar a comunidade astronômica, divulgando os trabalhos, conhecendo novas técnicas e compartilhando conhecimentos. O Simpósio vem contribuindo no fomento às iniciativas de inserção da Astronomia em sala de aula, de promover oficinas nas escolas e, além disso, tem dado um suporte indireto a alunos que são premiados na Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica e são vinculados à comunidade astronômica”, afirma.

No encerramento do Simpósio, além da escolha da próxima sede do evento, será concedido o prêmio José Brazilício de Souza, iniciativa do Núcleo de Estudo e Observação Astronômica, vinculado ao IFSC Câmpus Florianópolis, em reconhecimento à atuação de pessoas no ensino, pesquisa e divulgação da Astronomia em Santa Catarina.

As inscrições são gratuitas. Interessados em participar das atividades sem apresentar trabalhos podem se inscrever como ouvintes. É possível também submeter trabalhos, na forma oral ou em pôster. Para os dois casos, o prazo é 14 de julho. Autores de astrofotografias também podem participar da exposição, devendo enviar suas fotos até o dia 7 de julho.

Mais informações sobre as inscrições e sobre a programação do Simpósio podem ser consultadas no site oficial do evento: https://www.arufisica.com/ivsca.
*Com imagem e informações do setor de Jornalismo IFSC - Regional Sul.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Bottom Ad [Post Page]

| Designed by Vinícius Irizaga