IFC oferta vagas gratuitas em cursos técnicos integrados



O Instituto Federal Catarinense (IFC) abriu inscrições para o Exame de Classificação 2018 aos candidatos que desejam fazer o curso técnico integrado em ensino médio gratuito em uma instituição federal.

São ofertadas 2.075 vagas para candidatos que tenham cursado e concluído todo o ensino fundamental em janeiro de 2018. Além de gratuitos, os cursos técnicos integrados do IFC são inclusivos, sendo que 50% das vagas (1.226) são destinadas para estudantes de escola pública, contendo vagas exclusivas para baixa renda, candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas e pessoa com deficiência.

Ainda, o IFC oferta 181 vagas em ação afirmativa nos cursos técnicos de agropecuária voltadas aos candidatos oriundos da agricultura familiar. As inscrições vão até 11 de setembro e devem ser feitas por meio do Portal deIngresso do IFC.

A taxa de inscrição é R$ 10,00; entretanto, os candidatos podem solicitar dispensa do pagamento até o dia 25 de agosto, por meio de requerimento. As vagas são ofertadas em 16 unidades do IFC: campi Abelardo Luz, Araquari, Blumenau, Brusque, Camboriú, Concórdia, Fraiburgo, Ibirama, Luzerna, Rio do Sul (Sede e Unidade Tecnológica e Urbana), Santa Rosa do Sul, São Bento do Sul, São Francisco do Sul, Sombrio e Videira.

O Exame de Classificação 2018 do IFC seleciona, por meio de uma prova, candidatos que tenham concluído o ensino fundamental até janeiro de 2018, os quais podem escolher, no momento da inscrição, o local em que desejam estudar e o tipo de curso técnico em que pretendem se especializar.

O estudante, ao ingressar no curso técnico integrado ao ensino médio, vai passar, em média, dois turnos no IFC: integradamente ele faz disciplinas do ensino médio (1º, 2º e 3º anos) e da qualificação que escolher no momento da inscrição, que pode ser: Administração, Agroecologia, Agropecuária, Alimentos, Automação Industrial, Controle Ambiental, Eletroeletrônica, Eletromecânica, Guia de Turismo, Hospedagem, Informática, Informática para Internet, Mecânica, Química, Segurança do Trabalho e Vestuário.

As provas ocorrem no dia 19 de novembro, domingo, das 14 às 18 h.

O IFC adota a política de ações afirmativas na distribuição das vagas. Neste ano, as cotas são as seguintes: a) Agricultura Familiar (181 vagas), b) Escola Pública Qualquer Renda (514 vagas); c) Escola Pública Baixa Renda (531). Ainda, nas cotas para escola pública há vagas destinadas para candidatos autodeclarados pretos, pardos, indígenas e pessoa com deficiência. No total, serão 849 vagas para ampla concorrência e 1.226 para ações afirmativas (cotas).


*Colaboração: jornalista Nicole Trevisol, da Coordenação-Geral de Comunicação/CECOM/Reitoria do Instituto Federal Catarinense.
Compartilhe no Google +

Sobre Vanessa Irizaga

O autor desta postagem é um dos escritores do site Mistura Alternativa. Gostou? Comente abaixo.