Criciúma recebe Festival de Cultura Japonesa



Organizado pela Dojo Kobukan Criciúma e pelo Senac, o 1º Criciúma Matsuri: Festival de Cultura Japonesa acontece no dia 5 de agosto nas dependências da Faculdade Senac, com o objetivo de divulgar a cultura japonesa na região sul de Santa Catarina. A cerimônia de abertura contará com a presença do Cônsul Geral do Japão, Hajime Kimura.

Com uma extensa programação, o Festival contempla a riqueza da cultura oriental. Os participantes terão oportunidade de assistir a apresentações, visitar estandes (Torii Produtos Orientais, Leco's Shouten e o Dobrando Arte Origami) e exposições ou, ainda, participar de oficinas temáticas.



As atividades iniciam às 9h e seguem até às 19h. Visando contribuir no aspecto social, os organizadores solicitam a doação de 1kg de alimento não perecível, que serão destinados à Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) de Criciúma.


Atrações

Serão disponibilizadas oficinas de Furoshiki (pano de embrulho), Sumi-Ê (pintura oriental a tinta), Shiatsu (técnica de massagem), Bonsai (árvores em miniatura), Mangá (história em quadrinhos), Origâmi (dobrar papel), Shodo (caminho da escritura), Pepakura (papercraft), defesa pessoal e Nihongo (língua japonesa).

As inscrições para as oficinas podem ser feitas previamente pelo site ou durante o evento. Algumas atividades são gratuitas, enquanto outras variam de R$ 30,00 a R$ 100,00, valores estes destinados ao pagamento do material a ser utilizado.

O público ainda poderá visitar exposições de Kiriê (cortar em forma de desenho), Sumi-Ê (pintura a tinta), Ikebana (arranjo floral), Moda Japonesa e Nigaoê (retrato).

Estão programadas apresentações de Aikidô (o caminho da harmonia do espírito), Iaidô (o caminho do iai), Jodô (o caminho do jō), Kendo (caminho da espada), Kendo Kata (formas do caminho da espada) e Chado (caminho do chá).

O que? Festival de Cultura Japonesa
Quando? Dia 5 de agosto
Onde? Em Criciúma, no Senac.

*Colaboração: Joice Hermann, coordenadora de Relações com o Mercado do Senac de Criciúma.
*Imagens: evento/divulgação.
Compartilhe no Google +

Sobre Vanessa Irizaga

O autor desta postagem é um dos escritores do site Mistura Alternativa. Gostou? Comente abaixo.